sábado, 13 de abril de 2013

Paris, uma cidade com seu próprio tempo


Eu não consigo falar de Paris sem falar de tempo. Essa cidade é sem dúvida a diva das cidades. É um lugar onde nunca falta o que conhecer, o que ver ou um bom restaurante pra comer. Mas é sobretudo o ritmo de Paris que me encanta.

Para quem morava em São wild Paulo mudar para Paris é como ir para uma cidade de interior mas com a vida cultural que você sempre sonhou. Viver em Paris é realmente maravilhoso, mas certamente não pelos motivos que a maioria das pessoas imagina.

Tem glamour sim, pourquoi pas? Mas não o glamour da ostentação, o glamour essencial, a simpatia, o charme de uma vida simplificada e encantadora. A vida parisiense é uma vida que se leva a pé, em todos os sentidos.

Como se anda em Paris. E como é prazeroso andar por aqui. A cada quadra uma nova descoberta. As passagens 'secretas', as pequenas galerias, as vilas escondidas, as vielas de calçamento e os grandes monumentos que você nunca viu. E a pé, o ponto de vista é mais humano. Ilhados nos nossos carros, fica bem mais fácil ignorar o outro e negar nossas semelhanças. Caminhando, estamos todos juntos de alguma forma. É claro que muito disso é um estado de espírito. No entanto, é um sentimento compartilhado e vivenciado por muitos brasileiros que vêm pra cá.

O ritmo da vida também vai a pé. Nada é veloz. Nada acontece numa sequência alucinante. No início, chega a ser bastante irritante. Com o tempo, você compreende que faz parte do estilo da vida na França. Não existe um imperativo de fazer e fazer todo o tempo. Aqui as pessoas se permitem sentar de terno ou roupa social nos bancos dos parques e conversar. É preciso trabalhar, mas é preciso viver.

Fico com a impressão que as pessoas aqui estão sempre dispostas a abrir um vinho e sentar à beira "de la Seine", desde que o clima permita. Talvez seja só uma impressão, mas já me inspira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário