segunda-feira, 15 de abril de 2013

Before Sunset (Antes do pôr do Sol): uma visita temática de Paris

Before Sunset/Antes do Pôr do Sol é um dos meus filmes preferidos. Eu sempre imaginei que quando eu viesse morar em Paris eu iria seguir os passos de Jesse e Celine para rever as locações do filme. Mas até agora não fiz isso. Acredito que eu tenha um certo receio de dessacralizar o filme.



O lançamento próximo da terceira parte da história me fez voltar ao tema. Estou ansiosa pra ver Before Midnight  apesar de não acreditar que ele vá superar seu predecessor como esse superou Antes do amanhecer/Before Sunrise. Para atenuar essa espera, resolvi planejar e fazer a tal visita.


View Before Sunset: uma visita temática de Paris in a larger map


Os personagens começam a perambular por Paris saindo da famosa livraria especializada em literatura anglofona Shakespeare & Co, que independente do filme vale uma visita. A livraria fica do lado contrário da Notre Dame, na margem esquerda do Sena, entre a Petit Pont e a Pont au Double.

1- Shakespeare & co
37, rue de la Bûcherie 75005 Paris
01 43 25 40 93
http://www.shakespeareco.org

Eles saem caminhando em direção sudoeste e viram a primeira à direita na rue Saint-Julien le Pauvre para depois tornarem à esquerda na rue Galande passando pelo cinema Studio Galande.

2- rue Saint-Julien le Pauvre


3- rue Galande 

4- Studio Galande
42, rue Galande 75005 Paris
01 43 54 72 71
studiogalande.fr

Ainda que a câmera do filme nos deixe a impressão de que os personagens estão caminhando continuamente pelas ruas de Paris, nós vamos ver que a produção teve um pouco mais de trabalho e as locações se espalham por diversas áreas da cidade. Um corte e o casal passa para o outro lado do rio Sena, eles passam a caminhar pela rue de l'Ave Maria e seguem pela rue des Jardins Saint-Paul


5 - Rue de l'Ave Maria 75004 Paris


6- Rue des Jardins Saint-Paul 75004 Paris

Celine e Jesse, com a vista dos fundos da Igreja Saint-Paul Saint-Louis, continuam a caminhanda virando à direita na rue Charlemagne. Em seguida, passam pela rue Eginhard e depois pela rue Saint-Paul até rue Saint-Antoine.


7 - Rue Charlemagne 75004 Paris


8 - Église Saint-Paul-Saint-Louis
7 Passage Saint-Paul
75004 Paris, France
01 42 72 30 32
http://www.saintpaulsaintlouis.com

9 - Rue Eginhard 75004 Paris


10 - Rue Saint-Paul

11 - Rue Saint-Antoine

Daí de um quadro para o outro, casal deixa o badalado bairro Marais para se acomodar no Le Pure Café no 11o. arrondissement, próximo a praça da Bastille.

12 - Le Pure Cafe

14, Rue Jean Macé
75011 Paris, France
01 43 71 47 22
http://www.purecafe.fr

Mais um pulo, e do café Jesse e Celline vão caminhar pela "Promenade Plantée",  um parque/jardim de 4,5 km construído sobre o Viaduc des Artes indo da Place de la Bastille ao Bois de Vincennes. Eles sobem para a "Promenade Plantée" através da escada localizada na 135, avenue Daumesmil na rue Charenton.


13 - Acesso para a "Promenade Plantée"

135, Avenue Daumesnil
75012 Paris

Desse ponto o casal passa novamente à margem esquerda do Sena, na Quai de la Tournelle onde eles tomam o bateau mouche para um tour. O passeio termina na Quai Henri IV do outro lado do rio onde um carro espera por Jesse.


14 - Embarque no Bateau Mouche

Quai de la Tournelle
75005 Paris

15 - Desembarque do Bateau Mouche e entrada no carro

Quai Henri IV
75004 Paris

É no barco que acontece o mais belo diálogo do filme. E é especialmente esse trecho de Celine que me encanta:


“Fico feliz que você diga isso porque eu sempre sinto que sou anormal por não conseguir seguir em frente facilmente. As pessoas têm um caso, ou até relacionamentos inteiros, terminam e esquecem tudo. Mudam como trocam de marca de cereal. Eu sinto que não esqueço as pessoas com as quais estive porque cada uma tem qualidades específicas. Não dá para substituir ninguém. O que foi perdido está perdido. Cada relacionamento que termina me magoa. Nunca me recupero totalmente. Por isso, tenho cuidado quando me envolvo com alguém, porque dói demais. Eu evito até transar porque vou sentir saudades de coisas mundanas daquela pessoa. Tenho obsessão com pequenas coisas. Talvez eu seja louca. Quando eu era criança minha mãe me disse que eu chegava sempre atrasada à escola. Um dia, ela me seguiu para saber o motivo. Eu ficava vendo as castanhas caírem das árvores e rolarem na calçada. Ou as formigas atravessarem a rua ou a sombra de uma folha num tronco de árvore. Coisas pequenas. Acho que com gente é igual. Vejo pequenos detalhes específicos de cada uma, eles me comovem e sinto saudade depois. Não se pode substituir ninguém porque todo mundo é uma soma de pequenos e belos detalhes. Lembro que a sua barba tem fios avermelhados e que o sol os fez brilhar naquela manhã, um pouco antes de você partir. Lembrei disso e senti saudade. É muito louco, não é?” 


As demais cenas acontecem no carro e no apartamento de Celine, e o filme termina com a constatação quase promessa que todos conhecemos:


"Baby, you are gonna loose that plane"

"I know"


Nenhum comentário:

Postar um comentário