sábado, 6 de abril de 2013

O Cinema do Panthéon e seu salão "secreto"


O cinema do Phanthéon é uma das mais antigas salas de cinema de Paris, inaugurada em 1907. Foi a primeira sala em Paris a passar os filmes em suas versões originais. Jean-Paul Sartre et Jacques Prévert eram habitués do lugar. 


O produtor responsável pelo sucesso da sala, Pierre Braunberger, assumiu o cinema em 1930 e o administrou com maestria por 60 anos. Ele era um descobridor de talentos e foi ele quem colocou na tela muitos dos grandes cineastas da Nouvelle Vague como Truffaut, Godard ou Resnais. "Muita gente amou o cinema, meu querido Pierre. Mas muito poucos foram amados por ele. E você foi um deles", disse Jean-Luc Godard a Braunberger. 

O cinema acolhe vários cine clubes como o do Cahiers du Cinéma, o cineclube de Jean Douchet, e organiza sessões com preseça do realizador e posterior debate. 

 Escondido no andar superior desse paraíso perdido da sétima arte fica o "Salon du Panthéon", um espaço de 150m2, decorado pela atriz Catherine Deneuve e seu amigo Christian Sapet como se fosse uma sala de estar. Ao fundo, existe um terraço muito agradável em dias ensolarados. O salão é aberto ao público de segunda à sexta das 12h às 19 horas. Não é realmente um segredo, mas é desconhecido até mesmo por alguns parisienses. Você pode almoçar, tomar um vinho, um chá ou um café num espaço extremamente agradável e com um atendimento simpático. 

Mas, atenção, a não ser que você esteja disposto a esperar muito tempo por uma mesa, recomenda-se reservar! 





Salon du Panthéon 
13, rue Victor Cousin 75005 Paris 
01 56 24 88 80 
http://www.whynotproductions.fr

Nenhum comentário:

Postar um comentário